05 passos para desenvolver seu propósito de vida e identidade emocional - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

05 passos para desenvolver seu propósito de vida e identidade emocional

Todas as pessoas, independentemente da sua posição social, localização geográfica, faixa etária e demais fatores, devem ter um propósito de vida, algo que as motive dia após dia e as estimule a evoluir gradualmente para que alcancem seus objetivos. Além disso, ter a sua identidade emocional é um fator essencial para que seu propósito de vida […]

outubro 30, 2018
Michele Lopes

Todas as pessoas, independentemente da sua posição social, localização geográfica, faixa etária e demais fatores, devem ter um propósito de vida, algo que as motive dia após dia e as estimule a evoluir gradualmente para que alcancem seus objetivos. Além disso, ter a sua identidade emocional é um fator essencial para que seu propósito de vida seja alcançado.

Assim, veja a seguir neste artigo que nós da Move Mind elaboramos com 5 passos para que você desenvolva seu propósito de vida e identidade emocional.

Não deixe de ler também este outro artigo: 4 passos simples para atingir os seus objetivos

1. Faça uma autoanálise

O início do conhecimento e desenvolvimento do seu propósito de vida começa com uma autoanálise e autocrítica. Esse processo é interno, com foco em entender o seu próprio “eu”, seus anseios, suas forças e fraquezas, e demais fatores que contribuem para formar sua personalidade. Nossa identidade emocional passa pelo nosso propósito de vida e vice-versa; assim, devemos buscar o autoconhecimento.

Ao ter ciência do seu “eu”, certamente tudo será mais clarificado. Como disse o famoso filósofo grego Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

O coaching é um processo que proporciona um ambiente propício à autoanálise e autoconhecimento e, assim, é uma estratégia essencial para o desenvolvimento do seu propósito de vida.

2. Foco no aprendizado

Criar um ambiente de aprendizado contínuo é um fator importante para desenvolver seu propósito de vida e identidade emocional, dado que o processo de aprendizado é contínuo e sinérgico, ou seja, estamos constantemente aprendendo e ensinando.

Esse aprendizado deve ir além das competências profissionais: deve iniciar pelo aprendizado do desenvolvimento de habilidades pessoais que proporcionem o desenvolvimento do propósito de vida. Dessa forma, a cada dia você deve se perguntar: o que eu necessito aprender hoje para desenvolver minha identidade emocional?

3. Conte com a ajuda de outras pessoas

Em muitos casos não temos a percepção plena de nós mesmos e, dessa forma, a ajuda de outras pessoas exerce função fundamental para o entendimento de como desenvolver e entender o nosso propósito de vida e identidade emocional.

A colaboração de outras pessoas permite uma visão em 360º, algo que é fundamental para o conhecimento de si mesmo e, assim, desenvolver seu propósito de vida e identidade emocional.

Nesse contexto é fundamental o acompanhamento e o processo de mentoria, de modo que seu mentor exercerá a função de orientação e inspiração, e estabelecerá uma parceria para que você alcance seus objetivos.

4. Deixe de procrastinar

A procrastinação é a pior aliada no processo do desenvolvimento do seu propósito de vida e identidade emocional, dado que irá atrasar o seu processo de evolução e autoconhecimento. Entenda que o progresso desses fatores apenas é efetivo quando há a decisão de tornar cada dia o mais produtivo possível. Postergar certas atividades e atitudes é cultivar fatores que impedem a sua evolução de forma em geral.

Por isso, o processo de mentoria é fundamental para evitar a procrastinação, dado que o seu mentor proporcionará um ambiente de desafios e inspiração constantes, fatores que são essenciais para a evolução com consistência em atitudes e conhecimentos.

5. Tenha atitude

O que fazer para desenvolver a minha identidade emocional que contribuirá para o meu propósito? Ter atitude é tornar todos os itens citados anteriormente em algo real e uma vivência prática do dia a dia. Um planejamento sem ação é meramente o desejo sem realização. Assim, tenha atitude e desenvolva todas as estratégias planejadas para atingir o seu propósito de vida e estabelecer sua identidade emocional.

Ter atitude é o que diferencia entre uma pessoa que vive de planos de uma pessoa que planeja e coloca em prática as suas ideias.

Conheça os nossos cursos e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: