7 Elementos desejáveis para se tornar um MENTOR
Ligue:
11 3995-8855

7 Elementos desejáveis para se tornar um MENTOR

O Mentoring já é uma realidade no Brasil e é preciso ter uma série de cuidados na hora de contratar um profissional da área, pois existem pessoas que se autointitulam como “mentoras”, mas não estão preparadas. Para ajudar nesta seleção fizemos uma relação com 7 elementos desejáveis para se tornar um Mentor. Mas o que […]

agosto 26, 2019
RODOLFO RODRIGUES DOS SANTOS

O Mentoring já é uma realidade no Brasil e é preciso ter uma série de cuidados na hora de contratar um profissional da área, pois existem pessoas que se autointitulam como “mentoras”, mas não estão preparadas. Para ajudar nesta seleção fizemos uma relação com 7 elementos desejáveis para se tornar um Mentor.

Mas o que é um Mentor e o que ele faz?

O Mentor é um profissional com muita experiência em uma área específica. Ele ajuda a encontrar respostas para dúvidas em relação à carreira ou negócio. O mentor sempre irá motivar e instruir baseado em sua expertise facilitando o caminho do seu mentorado com o objetivo de encurtar a curva de aprendizagem. Desta forma ele chegará mais rápido ao resultado que deseja.

Como me tornar um Mentor?

Selecionei aqui alguns elementos desejáveis para se tornar um mentor:

1 – Conhecimento e Experiência

O primeiro passo é ter conhecimento e experiência em pelo menos um ramo de atuação. É preciso ter um currículo extremamente atrativo que trafegue entre estudos, cursos, certificações, resultados comprovados por cases de sucesso que mostram a sua experiência e o seu know how. Com isso criará nas pessoas e nos profissionais uma admiração, um desejo tê-lo como um grande mentor.

2 – Disposição para compartilhar os conhecimentos e experiências

Tão importante quanto ter experiência é ter disposição para transmitir todos os seus conhecimentos e expertise . O mentor é um profissional que entrega tudo de si em prol do crescimento e evolução máxima do seu mentorado. Ele não tem medo de passar suas experiências, entregar dicas de como resolver determinadas situações, porque ele não tem nada a perder. Um mentor de verdade tem o pensamento que quanto mais seu mentorado cresce, mais ele cresce junto. Quanto mais seu cliente evolui, mais ele será referência do mercado e ainda mais clientes virão para serem orientados. O tempo todo ele pensa no sucesso do seu mentorado e no que é melhor para ele.

3 – Gostar de desenvolver pessoas de forma genuína

O seu grande interesse é capacitar o profissional mentorado a ser cada dia melhor, a competir consigo mesmo e se superar a cada instante. O mentor é voltado para pessoas e apesar da sua bagagem técnica acredita no ser humano, ama mudar mindset, além da forma do mentorado pensar, acreditar e sentir diante das situações. Quando seu cliente se realiza pela sua influência e ajuda, o mentor vibra e essa é uma das grandes recompensas desse trabalho.

4 – Uma pessoa estimuladora, encorajadora e positiva

O Mentor é o primeiro acreditar no potencial de seu cliente, por ter seu histórico de crescimento e superação. Ele sabe que se ele conseguiu o outro também consegue e este é o grande desafio. É como se tivesse uma pedra bruta a ser lapidada para se transformar em um diamante, no entanto, eles estimulam mentorado a dar continuidade à carreira ou negócio mesmo que ele esteja desanimado e queira desistir. O mentor tem o dever de levar a positividade, sabedoria até que o mentorado alcance seus sonhos, metas e os seus objetivos.

5 – Está disposto a aprender sempre apesar de manter o alto nível de conhecimento

O mentor sabe que sempre tem algo a aprender e ele tem sempre uma frase em sua mente: “só sei que nada sei“. Mesmo ensinando, ajudando e mostrando os caminhos dentro de uma visão holística, ele sabe que sempre passará por novas experiências porque, afinal de contas, cada mentorado é o único, assim como cada situação para ele vivida. Desta forma sempre haverá novidade para se atualizar tanto na carreira, quanto na vida.

6 – Ter uma rede de relacionamentos levando o seu Network para o mentorado

Com todos os anos de experiência o mentor acaba criando uma rede de relacionamentos, fundamental para a sobrevivência de seus negócios. O seu networking faz parte da sua estratégia como carreira e profissão, inclusive, este é mais um dos grandes diferenciais que agregam importância ao seu mentorado. Ter acesso a pessoas importantes em sua área de atuação pode ajudar negócios, carreiras e as vantagens são enormes para todas as partes, já que aumenta o elo entre elas.

7 – Ser respaldado por uma metodologia validada e comprovadas cientificamente

Ter uma metodologia validada e comprovada cientificamente é essencial para o sucesso do mentor. Obter toda estrutura com passo a passo é muito importante para que mentor e mentorado tenham a qualidade e eficiência durante o processo.

A Move Mind oferece um curso de Formação em Mentoring reconhecido e validado por meio do doutorado que Michele Lopes defendeu nos Estados unidos em 2018. A defesa da PhD, foi aplaudida em pé pelos pós doutores da banca examinadora e recebeu a nota máxima com louvor. Portanto, é com esta metodologia exclusiva que os mentores formados pela Move Mind estão respaldados e serão reconhecidos no mercado brasileiro.

Gostou das dicas?

Esses foram os 7 Elementos desejáveis para se tornar um MENTOR, apenas alguns dos principais, pois para você ser um mentor de sucesso existem outras características fundamentais que somam a FORMAÇÃO EM MENTORING.

Você está pronto para se tornar um mentor?

Responda ai nosso QUIZ e descubra, basta acessar ao link abaixo:

https://conteudo.movemindbr.com/quiz-mentoring

Caso queira mais informações da nossa formação em Mentoring, acesse ao link abaixo:

http://www.movemindbr.com/lp/mentoring-m/

Assista ao vídeo:

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: