Como o mentoring pode contribuir para o desenvolvimento de startups? - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

Como o mentoring pode contribuir para o desenvolvimento de startups?

Se dar bem no mundo dos negócios nunca foi uma tarefa simples e rápida, principalmente quando estamos iniciando no empreendedorismo sem tanta experiência de causa. Em meio a tantas tecnologias e projetos inovadores, a startups surgiram com força e, junto a ela, muitos profissionais em início de carreira que se arriscaram no mercado empreendedor. Em […]

dezembro 5, 2018
Michele Lopes
  • Home /
  • Categoria /
  • Business /
  • Como o mentoring pode contribuir para o desenvolvimento de startups?

Se dar bem no mundo dos negócios nunca foi uma tarefa simples e rápida, principalmente quando estamos iniciando no empreendedorismo sem tanta experiência de causa. Em meio a tantas tecnologias e projetos inovadores, a startups surgiram com força e, junto a ela, muitos profissionais em início de carreira que se arriscaram no mercado empreendedor. Em decorrência, muitas startups encontram dificuldades em crescer e se destacar no mercado, sendo necessário implementar o conceito de mentoring no dia a dia.

 

O que é?

Este, por sua vez, é bastante utilizado em empresas de pequeno, médio e até mesmo grande porte. Trata-se de uma ferramenta para o desenvolvimento profissional de uma pessoa sem tantas experiências, através do auxílio de uma pessoa mais experiente (mentor).

O mentor é como se fosse um mestre ou um guia na área em que tenha se especializado e atuado, passando todo seu conhecimento teórico e prático para gestores e funcionários que estão necessitando de aconselhamento.

Na prática, quem conta com o auxílio de um mentor, consegue ter uma visão muito mais realista, ampla e profissional do negócio, tomando decisões mais assertivas como consequência. No caso das startups, esse tipo de auxílio se faz muito necessário.

É o que demonstra uma pesquisa feita pelo Sebrae junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Os resultados apontam cerca de 30% das startups fecharam as portas, sendo o acesso a capital uma das principais dificuldades relatadas (40%), junto com barreiras para se efetivar no mercado (16%) e divergências entre sociedades (12%).

Ou seja, com a ajuda de um mentor, os líderes e funcionários de uma startup conseguem enxergar as possibilidades de mercado, de investimentos, organizar as demandas, os clientes, a equipe em si, além de ajudar no avanço de novos projetos no futuro.

Veja a seguir os principais benefícios do mentoring para as statups:

 

Concretiza a ideia principal

Como qualquer começo de negócio, é preciso primeiramente estudar e analisar qual é a ideia principal de negócio a ser comercializado na empresa. No caso das startups, onde a busca por um modelo de negócios rentável é o principal e as ideias são múltiplas devido o entusiasmo com o novo, essa definição é um dos primeiros e principais passos fundamentais para o sucesso da startup.

O mentor pode ajudar nessa tarefa, construindo ou modificando ideias já pensadas, com o intuito de torná-las produtivas e com maiores chances de sucesso. Assim, esse conselheiro irá direcionar você e sua equipe a pensar no que trará retorno financeiro e no que realmente é viável para a sua empresa, sendo muito mais fácil alcançar seus objetivos.

 

Amplia a visão dos negócios

Um dos principais requisitos para a competitividade, é manter uma empresa sempre atualizada com as novidades do mercado e da concorrência. Por isso, o mentor irá sempre lhe mostrar que é necessário “sair da caixinha”, e observar outras possibilidades, novidades, oportunidades, desafios e soluções novas para a startup.

 

Auxilia nos recursos

Utilizar os recursos de maneira correta é bastante difícil, principalmente quando a startup está no começo das atividades. O mentoring irá auxiliar não somente na parte financeira, mas também nos recursos de tempo, otimizando ideias e processos a fim de entregar soluções mais rápidas e completas para os clientes.

Ou seja, a economia de tempo e a qualidade, evitam o retrabalho e geram lucratividade. Além disso, o mentor irá evitar que você invista em coisas desnecessárias e que não irão influenciar em nada no seu trabalho.

 

Quer se tornar um mentor de sucesso? Acesse nosso site e confira mais sobre nosso curso de Mentoring. Para mais dúvidas, entre em contato conosco através do telefone: (11) 3995.8855.

Leia Também

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: