Como ter relacionamentos saudáveis - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

Como ter relacionamentos saudáveis

 Somos seres sociais, ou seja, estamos sempre em contato com o outro nos relacionando e trocando experiências.Não vivemos sozinhos, isolados. por isso, é importante saber como podemos construir e manter relacionamentos saudáveis sejam eles: amoroso, amizades, com familiares ou colegas de trabalho quem nunca viveu uma relação tóxica? Que fazia mal? Que gostaria de […]

janeiro 14, 2019
Michele Lopes

Somos seres sociais, ou seja, estamos sempre em contato com o outro nos relacionando e trocando experiências.Não vivemos sozinhos, isolados. por isso, é importante saber como podemos construir e manter relacionamentos saudáveis sejam eles: amoroso, amizades, com familiares ou colegas de trabalho quem nunca viveu uma relação tóxica? Que fazia mal? Que gostaria de esquecer e deletar da vida? Acredito que a maioria já passou por isto. Então, já sabemos o que é e como é um relacionamento abusivo e agora vamos conversar sobre relacionamentos saudáveis.

Como em muitas coisas na vida, o primeiro passo começa por nós mesmos. Antes de começar e manter qualquer tipo de relacionamento com o outro, é necessário primeiro que eu me conheça. Precisamos trabalhar a capacidade de olhar para dentro e reconhecer as nossas virtudes, valores e principalmente as fragilidades. Se não fazemos isso, acabamos projetando no outro as nossas carências, medos e dificuldades e isso só traz frustração e infelicidade. Esse processo é lento e gradual, mas é essencial na busca pela construção de relacionamentos saudáveis.

Depois, é preciso entender que não existem relacionamentos 100% perfeito. Sem atritos, sem conflitos e que correspondem totalmente às nossas idealizações. Para ter um relacionamento saudável, é necessário diferenciar os meus desejos da realidade e saber lidar com isto entendendo que o outro não será totalmente o que eu acredito que ele deveria ser, por termos visões diferentes. E no fundo, quem disse que a minha visão é a melhor? Pode soar até como prepotência cuidado!

Outra dica importante é: não transforme seu relacionamento em um jogo. Em uma competição para descobrir quem ganha, quem tem mais poder. O psiquiatra suíço Carl Jung dizia: “Onde impera o amor não há desejo de poder. Onde há desejo de poder não há espaço para o amor. Um é a sombra do outro”.

Outro fator primordial é o respeito às individualidades é preciso reconhecer o outro pelo o que ele é, cada pessoa é única e tem suas qualidades e defeitos, assim como eu e você. Uma pessoa capaz de manter um relacionamento saudável entende isso e se isenta de julgamentos compreendendo que um completa o outro. Lembrando que para o bem-estar de um relacionamento depende de equilíbrio, sabendo sempre que o outro não é uma “propriedade” ou um objeto que está à disposição das minhas vontades.

Outras dicas importantes: busque pessoas que tenham os mesmos valores pessoais, responsabilize-se pela sua própria felicidade, nunca deposite a sua felicidade nas mãos de outra pessoa, admita os seus erros, dialogue, expresse seus sentimentos com respeito e dê o espaço que a outra pessoa precisa. Coloque as dicas em prática e você conseguirá relacionamentos saudáveis.

Gostou deste artigo?
Saiba como a Move Mind pode te ajudar a construir relacionamentos saudáveis: Curso (Re) significar.

TAGS:
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: