Como um mentor pode fazer a diferença na jornada de outros profissionais? - Move Mind

Como um mentor pode fazer a diferença na jornada de outros profissionais?

Você já ouviu falar em mentoria? É possível que sim, mas você realmente sabe qual é o papel atribuído a esse profissional? Diferentemente do que acontece no coaching, o principal objetivo de um mentor consiste em transformar um colaborador em um profissional de excelência. Não à toa, o mentor costuma ser um profissional com vasta atuação […]

novembro 6, 2018
Michele Lopes
  • Home /
  • Categoria /
  • Mentoring /
  • Como um mentor pode fazer a diferença na jornada de outros profissionais?

Você já ouviu falar em mentoria? É possível que sim, mas você realmente sabe qual é o papel atribuído a esse profissional? Diferentemente do que acontece no coaching, o principal objetivo de um mentor consiste em transformar um colaborador em um profissional de excelência. Não à toa, o mentor costuma ser um profissional com vasta atuação em uma dada organização e uma larga experiência na área na qual pretende prestar a mentoria. Assim, ele é capaz de orientar a carreira dos jovens talentos da empresa, conferindo-lhes clareza na definição de um propósito de vida.

Mas como um mentor atua para proporcionar esse aperfeiçoamento profissional das pessoas? É o que nós vamos responder a seguir. Confira!

 

O que faz de alguém um mentor profissional?

A principal característica de um mentor é o aprimoramento das habilidades técnicas de um profissional. Para isso, ele deve ter uma elevada habilidade interpessoal, fundamental para viabilizar o compartilhamento de toda aquela vivência do mundo empresarial com o seu mentorado.

 

Como o mentor profissional aperfeiçoa as competências emocionais?

O principal foco de um mentor profissional recai sobre o hard skill, que são as competências técnicas. Porém, outra atribuição igualmente relevante reside no desenvolvimento do soft skill, que corresponde a um conjunto de competências comportamentais e emocionais. Ao dominar essas habilidades, o colaborador passa a se relacionar melhor com o seu lado emotivo.

Uma vez que é impossível descartar as emoções, elas precisam ser bem controladas. Ao focar esse aspecto, o mentor auxilia o profissional a gerenciar a excessiva e nociva influência emocional sobre as tarefas executadas no ambiente de trabalho.

Na prática profissional, isso significa que o colaborador aprende a lidar com situações adversas. Trata-se daqueles obstáculos que costumam comprometer o desempenho de um funcionário na empresa. Assim, a conquista do equilíbrio emocional elimina aquela sensação de incapacidade diante dos desafios.

 

Quem pode ser esse mentor?

Para se intitular um mentor, espera-se que o profissional tenha desenvolvido o papel de liderança nas empresas por onde passou. Além da indiscutível carga de conhecimento, é imprescindível que o mentor consiga gerar valor profissional para aquela pessoa que necessita da mentoria.

Uma vez que o mentor é um superprofissional, isso significa que ele também deve se manter atualizado quanto às práticas da área que domina. Também se espera que ele esteja disposto a ceder uma parte generosa da sua agenda para se dedicar ao mentorado. Uma mentoria bem-sucedida exige certo grau de dedicação de ambas as partes.

 

Como a mentoria acontece na prática?

Nesse ponto, o fator mais relevante diz respeito à frequência dos encontros entre o mentor e o profissional que será devidamente orientado. Para que o processo surta o efeito desejado, é essencial que o profissional que esteja recebendo a orientação demonstre pontualidade e comprometimento.

Logo, é primordial que o colaborador faça um enorme esforço para comparecer a essas reuniões com o mentor. Se o tempo estiver muito curto, será necessário priorizar a mentoria. Sem um relacionamento marcado pelo respeito aos compromissos e por uma alta dose de confiança, o processo tende a ser inócuo.

Como você pode conferir, a prática de mentoria é consideravelmente diferente do coaching, técnica mais voltada ao desenvolvimento pessoal — não necessariamente profissional. Um mentor mantém o foco sobre o aprimoramento das habilidades que elevarão o nível de desempenho profissional de um colaborador. Simultaneamente, esse líder nato e extremamente experiente é fundamental na busca de um propósito de vida que esteja alinhado à carreira profissional do mentorado.

 

Se você se interessou por esse brilhante processo de desenvolvimento profissional proporcionado pela mentoria, acesse a página do nosso curso e obtenha mais detalhes! Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com a gente por meio do telefone (11) 3995-8855!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: