Inteligência Emocional na adolescência: Por que ele é importante? - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

Inteligência Emocional na adolescência: Por que ele é importante?

Durante a adolescência, o corpo humano passa por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e cognitivas. Essas intensas alterações no corpo e na mente fazem com que essa fase da vida seja muito complicada. Por isso, estimular a inteligência emocional dos adolescentes é fundamental. Mas afinal, o que é inteligência emocional? Muitas pessoas acham que a inteligência está associada […]

novembro 28, 2018
Michele Lopes

Durante a adolescência, o corpo humano passa por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e cognitivas. Essas intensas alterações no corpo e na mente fazem com que essa fase da vida seja muito complicada. Por isso, estimular a inteligência emocional dos adolescentes é fundamental.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

Muitas pessoas acham que a inteligência está associada apenas a capacidade cognitiva relacionada a construção de conhecimento. Mas existem outras formas de inteligência pouco conhecidas e exploradas pela nossa sociedade. A inteligência emocional é uma delas.

Essa forma de inteligência diz respeito a maneira com que o ser humano lida com as próprias emoções e como ele se comporta dentro da sociedade. Ou seja, essa inteligência está relacionada com a forma que uma pessoa controla os próprios impulsos, reage diante das frustrações e a habilidade que tem para se manter motivada. Por isso atualmente, para boa parte dos estudiosos do comportamento humano, a inteligência emocional tem sido considerada mais importante que o tão famoso QI.

Por que a inteligência emocional é tão importante?

A adolescência é uma fase onde as emoções se alteram de forma brusca e constante. Isso acaba afetando bastante a maneira com que os adolescentes se relacionam com as pessoas. Portanto, estimular o desenvolvimento da inteligência emocional, durante essa fase de formação do indivíduo, é importante para que o adolescente se torne um adulto capaz de lidar com as próprias emoções e desenvolva qualidades que permitam que ele se relacione com as pessoas de maneira saudável.

Cuidar da inteligência emocional pode ajudar os adolescentes a:

Reconhecer as emoções

Os adolescentes podem experimentar as mais diversas emoções durante um só dia. Sendo assim, um jovem emocionalmente inteligente tem a capacidade de perceber quando emoções perturbadoras, como a raiva por exemplo, surgem. Desta forma, o adolescente consegue ter mais clareza sobre o que realmente motiva cada decisão que ele toma.

Compreender os outros

Um adolescente emocionalmente inteligente é uma pessoa mais empática, calma e compreensiva. Portanto, ele tem a capacidade de perceber quando as pessoas precisam de ajuda. Isso melhora muito o relacionamento do adolescente com as pessoas de uma maneira geral, mas principalmente com a família e os amigos.

Compreender a si próprio

A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças na aparência dos jovens. Isso faz com que muitos adolescentes se sintam mal ou até mesmo fiquem deprimidos. Estimular a inteligência emocional pode ajuda-los a encarar com mais naturalidade essas mudanças, que são tão comuns nessa fase da vida.

É importante cuidar dos jovens

Estimular os adolescentes a desenvolver a inteligência emocional faz com que eles se tornem capazes de ter uma relação saudável e respeitosa com o meio em que vivem. Isso é fundamental para que posteriormente esses jovens se tornem adultos com habilidades sociais suficientes para lidar com o mercado de trabalho e desenvolver relacionamentos positivos em todos os ambientes que frequentarem.

 

Quer saber mais?

A adolescência é uma fase repleta de dúvidas e incertezas, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um curso especial. O (re)significar teen foi criado com o intuito de ajudar o adolescente a construir a própria identidade emocional, ter uma vida mais feliz e equilibrada. Clique aqui e conheça esse curso agora mesmo!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone: +55 11 3995-8855

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: