Mentoring e Coaching: qual a diferença? - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

Mentoring e Coaching: qual a diferença?

Com foco em ajudar outras vidas a alcançarem êxito, essas duas práticas têm abordagens e aplicações diferentes a profissionais e alunos. Com características distintas, essas práticas se misturam erroneamente na cabeça da maioria das pessoas. Mas afinal, por que isso acontece? A melhor explicação é o fato de que as duas têm como objetivo ajudar […]

junho 22, 2018
Michele Lopes

Com foco em ajudar outras vidas a alcançarem êxito, essas duas práticas têm abordagens e aplicações diferentes a profissionais e alunos.

Com características distintas, essas práticas se misturam erroneamente na cabeça da maioria das pessoas. Mas afinal, por que isso acontece? A melhor explicação é o fato de que as duas têm como objetivo ajudar pessoas, seja no âmbito profissional ou pessoal, porém a abordagem é completamente singular.

Embora esses métodos sejam muito aplicados em outros países, no Brasil a cultura de praticar coaching e principalmente mentoring é extremamente nova, e essa é uma das causas de tamanha confusão, pois o mercado ainda é pouco explorado, mesmo havendo tamanha necessidade de pessoas com experiência para alavancar a carreira de quem deseja crescer e precisa de exemplos.

 

Pois bem, qual é a diferença entre
Mentoring e Coaching?

 

Mentoring

Mentoring ou mentoria é a prática que proporciona mais um novo campo de negócio na área de atuação de um profissional que já tem vasta experiência no mercado. O mentor, por intermédio de uma metodologia, proporciona ferramentas certas para o mentorado crescer, assim como ele, mas em um espaço de tempo menor do que seguindo apenas a própria intuição.

Ou seja, o mentoring proporciona que seus ensinamentos sejam um canal de sucesso, um instrumento que possibilita a realização de metas do mentorado.

Um ponto interessante é que a técnica de mentoria acontece por meio de perguntas feitas pelo cliente e não pelo mestre. Todo o procedimento é desenhado a partir das necessidades que o mentorado enxerga para si e, assim, o mentor oferece as respostas.

 

Coaching

O procedimento do coaching baseia-se em um diálogo proposto pelo coach (aquele que ensina; o treinador) ao seu coachee (aluno), visando resultados mais amplos sobre qualquer âmbito da vida.

Essa formação pode ser aplicada por algum profissional, seja ele expert em algo ou não, desde que saiba direcionar o seu cliente a obter as respostas certas que, inclusive, são instigadas pelo próprio treinador.

O foco dessa prática é no desenvolvimento de habilidades do aluno para chegar a um resultado planejado.

Outra questão importante é que o coach nunca fornece soluções, ele levanta reflexões, mostra alternativas e desenvolve o necessário para que as metas do indivíduo sejam atingidas, principalmente ao estimular o autoconhecimento e autoestima.

 

Pontos opostos

O mentor pode e deve dar soluções ao seu aluno, sendo assim, ele direciona-o com assertividade a obter o resultado que busca. A mentoria dá segurança na área de atuação justamente pelo mentor ter experiência e ter trilhado um caminho até ser um expert.

Em contrapartida, o coach utiliza técnicas bem apuradas que fazem o cliente elevar sua vida ao estado desejado e por intermédio de tarefas, ao decorrer das sessões aplicadas, em um prazo definido entre as duas partes. Com os gatilhos certos, os dilemas do coachee são solucionados e a autoestima e autoconhecimento são trabalhados.

Portanto, podemos dizer que o mentoring é mais focado em business e o coaching é um pouco mais amplo, sem contar na diferença do tempo de aplicação dos dois métodos, que um – mentoring – pode variar a quantidade de sessões, já na aplicação do coaching as sessões são estabelecidas de imediato e, assim, é traçada uma estratégia.

 

 

Gostou deste artigo?
Saiba como a Move Mind pode te ajudar a alcançar os seus objetivos: Formação em Mentoring.

TAGS:
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: