- Home /
- Categoria /
- Business /
- VÍDEO: Mentoring nas organizações
Você sabia que o mentoring é muito utilizado para acelerar o crescimento das empresas e, também, manter um vínculo sólido entre colaboradores e organizações?
Essa é uma tendência promissora no meio business, que visa impulsionar as instituições a atingirem seus objetivos.
Por natureza, temos o costume de aconselhar as pessoas próximas a buscarem uma decisão mais assertivas em suas vidas. Isto é tão importante que hoje, no mundo corporativo, essa prática recebe o nome de mentoring e é levada muito a sério. Palavras de incentivo e direcionamentos certeiros auxiliam no aumento do desempenho dos colaboradores e nos resultados das organizações.
Mas, de qual forma o mentoring ajuda a motivar a equipe e elevar a produtividade?
A resposta é simples: por meio das ferramentas certas, aplicadas por um profissional experiente, do qual tenha vontade de ser como um espelho. Desse modo é possível melhorar a performance profissional de toda equipe.
Por isso há empresas que investem em mentoria, seja em grupo ou individual, como a britânica Bt, ou mesmo a companhia de telecomunicações americana, At&t, entre outras.
Para se ter uma ideia, a organização Global Endeavor entrevistou cerca de 700 empreendedores de tecnologia em Nova Iorque e o resultado foi surpreendente: muitos líderes mantinham vínculos sólidos com outros empreendedores de sucesso, ou seja, eram mentorados.
Essa é uma estratégia forte que organizações já utilizam para que suas equipes estejam sempre motivadas e criem laços duradouros com a empresa.
Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review divulgou que, em média, dois terços de executivos dos Estados Unidos praticam mentoring e, por conta disso, são bem remunerados e felizes em sua carreira, em comparação com os executivos que não recebem essa prática.
É comprovado que o mentoring amplia a visão e mostra novas oportunidades, desafios e soluções.
Em uma organização, você consegue ter um ambiente mais produtivo, onde as pessoas colocam em prática o que têm de melhor.
Mas, se você decidir contratar agora um mentor para a sua empresa, então anote aí algumas dicas importantes:
Primeira: o mentor precisa ter credibilidade em sua área de atuação.
Segunda: você, ao contratá-lo, precisará de empenho para absorver todos os ensinamentos.
Terceira: o relacionamento entre mentor e mentorado precisa ser constante.
Para finalizar, quero dizer a vocês que um grande líder sabe desenvolver as competências necessárias em seus mentorados e faz com que eles cheguem a níveis surpreendentes.
Portanto, se o seu desejo é que sua organização evolua rapidamente, independente da fase em que ela esteja, tenha um mentor!
Gostou deste artigo?
Saiba como a Move Mind pode te ajudar a alcançar os seus objetivos: Formação em Mentoring.