O impacto de (Re) significar para alcançar o equilíbrio na sua vida - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

O impacto de (Re) significar para alcançar o equilíbrio na sua vida

Os seres humanos são dotados da incrível habilidade de reprogramar os seus sentimentos e atitudes para transformar uma situação ou emoção negativa em algo diferente – produtivo e, até mesmo, positivo. Chamamos esse poder de ressignificação, uma abordagem cognitivo-comportamental que busca entender e reinterpretar tudo aquilo que impede as pessoas de alcançarem os seus potenciais […]

setembro 20, 2018
Michele Lopes

Os seres humanos são dotados da incrível habilidade de reprogramar os seus sentimentos e atitudes para transformar uma situação ou emoção negativa em algo diferente – produtivo e, até mesmo, positivo.

Chamamos esse poder de ressignificação, uma abordagem cognitivo-comportamental que busca entender e reinterpretar tudo aquilo que impede as pessoas de alcançarem os seus potenciais máximos, seja na vida pessoal ou profissional.

(Re) significar

Como você já deve ter notado pela estrutura da palavra, ressignificar é o ato de estruturar um novo significado a um conceito já existente, normalmente uma definição positivamente melhor do que a anterior.

O conceito de ressignificar é amplo e envolve desde ideias de linguagem e pesquisa histórica até as relações entre as emoções e a formação do ser humano. Entretanto, a abordagem humana, aquela direcionada ao reequilíbrio de emoções e atitudes desfavoráveis, é o sentido mais eficiente desse conceito, e é disso que tratamos neste artigo.

Mudando os ingredientes

Ressignificar é como cozinhar: se você prepara uma receita com ótimos ingredientes e utilizando as técnicas culinárias corretamente, mas esquece de colocar sal, por exemplo, o prato não sairá como o esperado. Pode até ser comestível, mas não se tornará tão bom quanto poderia.

Os sentimentos e experiências que vivemos, além dos aprendizados que absorvemos, são os ingredientes que formam o nosso caráter, a nossa personalidade e fundamentam cada pequena atitude. O problema é que, muitas vezes, somos confrontados com emoções negativas, decisões erradas e circunstâncias desfavoráveis, e essas coisas podem nos afastar de quem deveríamos ser.

Por isso, se a receita desandar, é preciso ressignificar os ingredientes e transformar os resultados. Isso se aplica a todas as áreas da vida, afinal, transformar uma situação ou sentimento ruim do passado em algo melhor diminui a influência que aquilo tem sobre o indivíduo.

(Re) significando o seu potencial

É preciso esclarecer que a ressignificação não é um processo passivo e também não é algo simples. Se fosse fácil, ninguém teria dificuldades emocionais ou inseguranças, e teríamos uma sociedade de pessoas bem-resolvidas.

A verdade é que é preciso aprender a ressignificar, e esse é um processo que pode ser difícil para algumas pessoas.
Os aspectos sociais, profissionais, afetivos e intelectuais precisam ser direcionados para reprogramar nossas emoções e atitudes, e é preciso ser proativo e buscar ajuda externa para que o processo de ressignificação seja produtivo.

Existem conceitos e técnicas em vários campos da psicologia e da neurociência que podem mudar a consciência e ajudar a trazer qualidade de vida, sucesso profissional e bem-estar, e isso só é possível por um direcionamento eficiente.

Resultados

Apesar do esforço requerido, quando mudamos a forma como encaramos as nossas dores, frustrações e o modo como encaramos o mundo, as coisas tendem a melhorar. Isso acontece de forma natural, por um entendimento mais profundo sobre os aspectos mais internos que nos movem.

Assim, podemos reescrever a nossa programação, mudar os ingredientes e nos tornarmos quem deveríamos ser. Ressignificar é crescer, ter alta performance na carreira, saber lidar melhor com os sentimentos, entender como a vida pode ser melhor olhando do ângulo certo.

Agora que você conheceu a importância de ressignificar, descubra como alcançar uma vida de alta performance com o curso (Re) Significar da Move Mind, acessando pelo link a seguir: http://www.movemindbr.com/cursos/re-significar/.

Se tiver alguma dúvida ou quiser algum esclarecimento, entre em contato com a Move Mind pelo telefone: (11) 3995-8855.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: