Os 4 Perfis de Personalidade - Move Mind

Os 4 Perfis de Personalidade

Que cada pessoa é diferente uma da outra, todo mundo já sabe. Em nosso cotidiano, lidamos com diferentes personalidades, comportamentos e reações de cada tipo de pessoa, que geralmente são influenciadas por suas culturas, aprendizados, vivências, convívios, ambiente etc. Para definir os principais perfis das pessoas, estes foram divididos em quatro: comunicadores, executor, planejador e analista. […]

novembro 1, 2018
Michele Lopes

Que cada pessoa é diferente uma da outra, todo mundo já sabe. Em nosso cotidiano, lidamos com diferentes personalidades, comportamentos e reações de cada tipo de pessoa, que geralmente são influenciadas por suas culturas, aprendizados, vivências, convívios, ambiente etc. Para definir os principais perfis das pessoas, estes foram divididos em quatro: comunicadores, executor, planejador e analista.

Basicamente todas as teorias relacionadas ao comportamento humano, divide em quatro os tipos de perfis comportamentais. Com isso, é possível entender e explicar o porquê de certas atitudes tomadas pelas pessoas, como estas pensam e para um autoconhecimento.

Veja a seguir a diferença entre esses quatro perfis e como estes de comportam na sociedade:

 

Comunicadores

Também chamados de extrovertidos, esse grupo se adapta com facilidade aos ambientes e as pessoas que nele estão inseridas. Elas não são vistas sozinhas e interagem com facilidade com demais pessoas e situações adversas. A movimentação e autonomia são atributos precisos dessas pessoas, que não conseguem ficar paradas por muito tempo, estando sempre em busca de novos desafios.

A necessidade de uma harmonia, muitas vezes faz com estes sejam os responsáveis por transformar ambientes, seja de trabalho, família, escola etc., tornando-os prazerosos para eles e para as pessoas ao redor. Por isso, na maioria dos casos, são pessoas muito bem quistas pelas demais.

Eles são amigos de todos e buscam ajudar os outros sempre que podem. Apesar de serem tranquilos quanto aos problemas do cotidiano, estes não gostam de passar desapercebido no ambiente em que estão, necessitando sempre de uma atenção e de um reconhecimento de seus esforços. Além disso, a vaidade é uma das maiores amigas dessas pessoas. Elas gostam de se arrumar e estar sempre apresentáveis para as pessoas que gosta, por isso, é quase sempre vista como uma pessoa admirável.

 

Executores

Também conhecidos como dominantes, estes são os líderes natos. Eles são facilmente percebidos, principalmente em ambientes de trabalho ao liderarem diversas pessoas com facilidade.

Não só nesse local, em qualquer atividade esse grupo é destaque na liderança e na tomada de decisão, desde assuntos sérios até a organização de um piquenique no parque. Eles são bastante ativos, dinâmicos, perseverantes, dispostos física e mentalmente, e gostam de fazer tudo do jeito deles.

 

Planejadores

Conhecidos como pacientes, o próprio nome já sugere que são pessoas calmas, tranquilas e que planejam com sabedoria suas ações. Elas gostam da rotina e de todas as coisas em seu devido lugar, conforme seu cronograma. As regras também são confortáveis para elas, porém são bastante flexíveis quanto às mudanças que podem ocorrer, independentemente do ambiente.

Elas se dão bem facilmente com outras pessoas, principalmente com as mais proativas, que acabam por executar as tarefas determinadas e planejadas por elas. Em situação de emergência, elas são tranquilas e firmes em suas decisões para resolver. Geralmente, em situações de trabalho, estas são responsáveis pelo setor de planejamento estratégico e administração.

 

Precisa equilibrar seus pensamentos e sua vida? A Move Mind oferece cursos completos para te ajudar. Acesse nosso site e confira nossa grade. Entre em contato conosco em caso de dúvidas: (11)3995-8855.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: