(Re)significar: Como essa experiência pode ajudar na sua vida? - Move Mind
Ligue:
11 3995-8855

(Re)significar: Como essa experiência pode ajudar na sua vida?

A nossa mente é bastante complexa, principalmente quando envolvemos situações passadas que influenciam em nosso presente. Dar a volta por cima ou superar um acontecimento não são tarefas fáceis para ninguém, o que acaba interferindo diretamente na qualidade de vida do ser humano. Além disso, alterar padrões de pensamentos no presente, para mudar o futuro, […]

dezembro 7, 2018
Michele Lopes

A nossa mente é bastante complexa, principalmente quando envolvemos situações passadas que influenciam em nosso presente. Dar a volta por cima ou superar um acontecimento não são tarefas fáceis para ninguém, o que acaba interferindo diretamente na qualidade de vida do ser humano. Além disso, alterar padrões de pensamentos no presente, para mudar o futuro, também não é tão simples. O ato de ressignificar é o que todos nós deveríamos colocar em prática, a fim de estabelecer um equilíbrio emocional e físico com maior facilidade.

Tal termo, muito citado pelos profissionais de psicologia, tem como significado comum dar novo sentido a alguma coisa, ou seja, alterar seus padrões de pensamento em relação a algum acontecimento, pessoa, sentimento, etc. Porém, o mesmo vai além disso. Significa, na prática, retirar o afeto de alguma coisa, que se traduz por não permitir mais que uma experiência ou pessoa lhe afete. Com isso, é possível alterar padrões de pensamentos do passado para se superar algo e também de presente, para alterar o modo de agir no futuro.

Tal tomada de atitude mental acaba por melhorar consideravelmente a nossa qualidade de vida, permitindo com que vivamos bem mentalmente, fisicamente, impedindo que nossas energias sejam sugadas por situações ruins do passado ou do presente, evita com que você fique nervoso, irritado, depressivo, etc.

Em muitas vezes, o ato de ressignificar é necessário para quem sofreu algum tipo de desilusão, alguma perda de um ente querido, um trauma, uma situação que passou, etc. Isso porque tais acontecimentos percorrem a vida do indivíduo por anos, perturbando sua mente, impedindo-o que realize certas coisas, gerando angústia e desconforto.

Além disso, ressignificar no presente, pensando no futuro, consegue mudar a nossa forma de pensar, de agir, de ver as pessoas, o mundo e sua conduta. Com isso, conseguimos planejar mais facilmente o nosso futuro, de maneira mais leve.

A frase mais dita por quem passou por essas coisas, quase sempre inclui a palavra arrependimento no meio. A maioria deseja anular esses episódios de sua mente para não sofrer mais, o que não é possível. Porém, ao se trabalhar o psicológico, realizando ações para ressignificar algo, tudo pode melhorar.

 

Comece pelo autoconhecimento

O processo de ressignificação não é tão simples como parece. É preciso começar pelo autoconhecimento, a fim de entender nossos problemas, nossos anseios, expectativas, qualidades, pontos positivos, etc. Faça perguntas para você mesmo, como “Por que estou aqui nesse momento”?, Porque estou falando com essa pessoa?”, “Como quero que meu dia comece e termine hoje?”, entre outras tantas perguntas.

 

Escolha e analise a situação adversa

Após fazer esses questionamentos, é preciso parar e analisar sobre o que de fato está te incomodando e influenciando sua vida e sua mente. Após isso, repense o que levou você a ter esse tipo de remorso, inquietação ou nervosismo com aquela situação, a fim de que se consiga tratar a raiz do problema em questão.

 

Passe e pensar diferente

Após determinar o que leva você à angústia, é a hora de padronizar seus pensamentos a fim de ressignificar tal situação. Em vez de olhar apenas pelo lado negativo do que aconteceu, procure encontrar algo positivo que tenha sido proporcionado após isso. Como, por exemplo, uma moça engravidou do seu namorado.

Ficou arrasada e está perturbada por isso ter acontecido por conta dos seus pais e pela cobrança em sua nova vida. Porém, pare e pense em algum lado positivo que pode tirar dessa situação, como a alegria de uma criança, a proximidade com a família após o nascimento, entre tantas outras coisas boas que podem acontecer.

O mesmo pode valer para o fim de um relacionamento, por exemplo. Busque pensar que algo novo pode estar por vir, e que o fim pode ser sinônimo de mais felicidade para ambos posteriormente. Com isso, o acontecimento não lhe afeta mais negativamente como antes e sua vida pode ser mais leve.

 

Quer aprender mais sobre como ressignificar sua vida? Acesse o site e saiba mais sobre o nosso curso. Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone: (11) 3995.8855.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio da sua mensagem.
"Estar alinhado a seu propósito é estabelecer uma conexão direta com o controle do seu futuro."

Michele Lopes
Siga-nos:
Curta nossa página:
Siga: